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Banha de porco é mesmo uma boa opção para cozinhar?

Publicada em 29/01/19 as 15:07h por Maria Carolina Buriti - 45 visualizações

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iStock  (Foto: iStock)

Cozinhar com banha de porco ou mesmo usá-la para a conservação de alimentos foi um hábito cultivado por nossos avós e bisavós. De uns tempos para cá, ela parece ter voltado à cena, saída das lembranças de nossos antepassados direto para a panela de algumas personalidades.  E realmente, a banha de porco parece ser mais vantajosa quando pensamos em preparo de alimentos quentes, devido sua resistência ao calor. No entanto, os especialistas ouvidos pelo não recomendam seu uso livremente no preparo de alimentos, principalmente para quem sofre (ou tem histórico familiar) de obesidade e doenças cardiovasculares. Mesmo quem não possui esses perfis deve usar essa gordura com moderação 

A questão da gordura saturada banha é composta de quantidades equilibradas de gorduras saturadas (40%) e insaturadas (60%). Grande parte dessas gorduras insaturadas é composta pelo ácido graxo oleico, presente em abundância no azeite e óleo de abacate. Você pode até olhar e pensar: mas então a banha tem mais gordura insaturada e isso é bom, não? No entanto, quando comparamos o perfil dela com outros óleos vegetais, como o azeite de oliva, percebemos que a quantidade de gordura saturada é alta: o último possui apenas 18% desses ácidos graxos. Ambos os tipos são necessários para o bom funcionamento do corpo, no entanto as saturadas devem ser consumidas com um pouco mais de parcimônia. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a ingestão da gordura saturada deve ser apenas 22 g ao dia --considerando uma pessoa que consuma 2.000 calorias ao dia --, enquanto as insaturadas podem representar 33 gramas. No entanto, é muito mais fácil encontrar a gordura saturada nos alimentos do dia a dia, já que ela está presente nas carnes (vermelha e branca), queijos e derivados do leite e mesmo em gorduras vegetais como o óleo de coco. Sem contar os produtos industrializados .






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