Governo de MG lança edital com mais de mil vagas para policial penal; provas serão aplicadas na região

Provas serão aplicadas em três cidades da região Divulgação A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) está com ...

Governo de MG lança edital com mais de mil vagas para policial penal; provas serão aplicadas na região
Governo de MG lança edital com mais de mil vagas para policial penal; provas serão aplicadas na região (Foto: Reprodução)

Provas serão aplicadas em três cidades da região Divulgação A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) está com edital aberto para o concurso público para a carreira de Policial Penal. As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 25 de janeiro de 2026 em 18 cidades mineiras, incluindo Curvelo, Montes Claros e Unaí, que fazem parte da área de cobertura do g1 Grande Minas. 📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp Ao todo, são 907 vagas para homens e 271 para mulheres, com parte delas reservadas para PcD, em regime estatutário, com remuneração inicial bruta de R$ 5.332,64 e jornada de 40 horas semanais. As inscrições estarão abertas de 2 a 22 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo site da instituição responsável pelo concurso. A taxa de inscrição é de R$ 48,90, com possibilidade de solicitação de isenção entre os dias 2 e 4 de dezembro. Etapas do concurso O processo seletivo será composto pelas seguintes fases: Prova objetiva e redação; Prova de aptidão psicológica; Avaliação médica; Teste de condicionamento físico; Investigação social; Curso de Formação Técnico-Profissional, realizado em Belo Horizonte ou região metropolitana. Requisitos Para concorrer, é necessário possuir ensino médio completo e ter, no mínimo, 18 anos na data da posse. Outras exigências incluem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, não ter antecedentes incompatíveis com a função e apresentar histórico escolar. Atribuições do cargo Entre as funções do Policial Penal estão: garantir a ordem e a segurança nas unidades prisionais; realizar escoltas e custódia de presos; vigiar guaritas e muralhas; cumprir alvarás de soltura e ordens judiciais; efetuar revistas em celas, visitantes e familiares. Validade O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da administração. A convocação dos aprovados será feita conforme a necessidade da Sejusp, e a lotação pode ocorrer em qualquer unidade prisional do estado. VEJA TAMBÉM Edital de concursos – saiba como ler Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.